Aumentar fonte:

Workshop do PAF reúne em Brasília cerca de 80 representantes das 27 Unidades da Federação

Evento anual do Tesouro Nacional dissemina os princípios do Programa entre os gestores estaduais; projeto com a Turma da Mônica também foi apresentado

 

Cerca de 80 gestores, contadores e representantes estaduais de Secretarias de Fazenda, Secretarias de Planejamento, Controladorias Gerais, Tesouros, Diretorias de Política Fiscal das 27 Unidades da Federação, além de integrantes do GEFIN - Grupo de Gestores das Finanças Estaduais, participaram do workshop do Programa de Reestruturação e de Ajuste Fiscal – PAF 2019. 

 

Promovido pelo Tesouro Nacional, o evento ocorreu na sede do Ministério da Economia, em Brasília, nos dias 11 e 12 de setembro. Ele pôde ser acompanhado presencialmente ou à distância pelo youtube.com/tesouronacional, em transmissão ao vivo. 

 

O PAF tem como objetivo fomentar a transparência e o equilíbrio fiscal dos entes subnacionais. O workshop, que é realizado anualmente, representa uma oportunidade para disseminar os conceitos e práticas atualizados para contadores e gestores dos estados. 

 

Esses profissionais são os principais fornecedores de dados primários, que vão "se transformar" em informação e conhecimento, com apoio dos servidores do Tesouro. Iniciativas como a CAPAG e a sua Prévia Fiscal e o site das Estatais (Raio X das Estatais Estaduais), por exemplo,  tornam acessíveis à sociedade dados relevantes relativos ao universo dos estados e municípios, viabilizando o controle social.

 

Nas palestras foram apresentadas as principais fontes de informações fiscais utilizadas pelo Tesouro, bem como as mais recorrentes inconsistências nas declarações fiscais e contábeis dos estados, buscando assim tornar o processo de avaliação do PAF mais célere, reduzindo custos e evitando retrabalho para a União e para os entes subnacionais.

 

Durante o evento, houve uma intensa troca de experiências e conhecimentos, e os representantes dos estados puderam contribuir para a construção de documentos relacionados ao PAF.

 

Também no evento foi apresentado o projeto Em Busca do Tesouro. A iniciativa, que será lançada em outubro, aborda temas como qualidade do gasto e equilíbrio fiscal para as crianças. A apresentação no workshop significou uma oportunidade de disseminar o projeto para todos os estados brasileiros e DF, possibilitando parcerias para levar o conhecimento para jovens de todos os cantos do país.

 

Mais informações em tesouro.gov.br/wspaf2019.