Execução Orçamentária e Financeira

A transparência das contas públicas é um dos principais objetivos da Lei de Responsabilidade Fiscal. O Tesouro Nacional, à luz dessa norma, tem desenvolvido mecanismos para permitir o cumprimento desse dispositivo, especialmente com a disseminação de informações sobre endividamento, receitas e despesas da União e de Estados e Municípios.

Nessa direção, o PORTAL SIAFI é mais um desses mecanismos, permitindo que qualquer pessoa com acesso à internet possa obter detalhes da execução das despesas dos três Poderes da União e dos Órgãos do Poder Executivo, por meio de consultas estruturadas a partir da base de dados do SIAFI.

De particular interesse para análise das despesas da União, estão disponíveis no PORTAL SIAFI:

Execução Orçamentária e Financeira, onde são apresentadas a dotação orçamentária e a execução da despesa autorizada de Pessoal e Encargos Sociais e de Outras Despesas de Custeio e Capital, abertas por órgão, por função e por projeto e atividade.

Despesa de Custeio e Investimento (Decreto de Programação), onde está disponível a execução da Despesa Autorizada e de Restos a Pagar conforme apresentado nos Decretos de Programação Orçamentária e Financeira. Permite que o usuário obtenha informações da execução das despesas com Custeio e/ou Investimento dos órgãos do Poder Executivo.

Estão disponibilizados dados a partir do exercício de 2003 - mês a mês, abertos por órgãos superiores.

Com essas consultas, o PORTAL SIAFI possibilita o aprofundamento da análise das questões fiscais e, em especial, das prioridades de gasto da União, complementando a informação sintética obtida no Boletim do Resultado do Tesouro Nacional.

CONSULTAS DISPONÍVEIS:

Execução Orçamentária e Financeira

Dotação x Despesa

Despesa com Pessoal

Despesa de Custeio e Investimento (Decreto de Programação)

Dotação x Despesa

Execução de Restos a Pagar