Dealers

Os dealers são instituições financeiras credenciadas pelo Tesouro Nacional com o objetivo de promover o desenvolvimento dos mercados primário e secundário de títulos públicos. Os dealers atuam tanto nas emissões primárias de títulos públicos federais como na negociação no mercado secundário desses títulos. Atualmente, o Tesouro Nacional possui 12 dealers, dos quais dez são bancos e dois são corretoras ou distribuidoras independentes.

No primeiro semestre de 2015, o sistema de dealers do Tesouro Nacional foi separado do sistema de dealers do Banco Central, direcionando os incentivos ao fomento dos mercados primário e secundário de títulos públicos, especialmente em plataformas eletrônicas de negociação. As regras e os critérios do sistema de dealers estão definidos na Portaria STN nº 74, de 4 de fevereiro de 2015, e na Decisão Conjunta nº 19, de 27 de janeiro de 2015, que estabelecem seus direitos e deveres.

O desempenho de cada instituição é avaliado a cada seis meses e aquelas com o pior desempenho são substituídas. A seleção é feita mediante avaliação, baseada, sobretudo, nas participações em ofertas públicas e no mercado secundário de títulos públicos.

Abaixo, estão listadas as dez instituições financeiras atualmente credenciadas para atuar como dealers com o Tesouro Nacional (CODIP) e os respectivos títulos selecionados para negociação, além das duas corretoras e distribuidoras independentes:

 

 

Saiba Mais

Ato Normativo Conjunto Banco Central e Tesouro Nacional n° 28 
Ato Normativo Conjunto Banco Central e Tesouro Nacional n° 29 
Ato Normativo Conjunto Banco Central e Tesouro Nacional nº 30
Decisão Conjunta Banco Central e Tesouro Nacional nº 18
Decisão Conjunta Banco Central e Tesouro Nacional nº 19
Portaria STN nº 74 - Sistema dealers CODIP
Comunicado de 22/07/2016 – Registro de Operações em Sistemas Eletrônicos de Negociação