Pular para o conteúdo
Aumentar fonte:
« Voltar

Tesouro divulga o relatório: Uma Análise dos Ativos e Passivos da União

Tesouro divulga o relatório: Uma Análise dos Ativos e Passivos da União

Documento traz informações até 2016 sobre as finanças públicas do governo federal sob uma ótica contábil

O Tesouro Nacional divulga nesta quinta-feira (21/12) o "Relatório Contábil do Tesouro Nacional – Uma Análise dos Ativos e Passivos da União". Com dados de 2016, o documento é inédito e será publicado anualmente até 30 de abril a partir de 2018. 

Seu objetivo é levar à sociedade, por meio de uma linguagem acessível, as informações mais relevantes que auxiliam no entendimento das finanças públicas da União sob uma ótica contábil.  

Entre os dados trazidos pela publicação estão a situação patrimonial da União, o estoque de créditos tributários, os haveres financeiros do Tesouro Nacional junto aos Entes da Federação e a evolução do saldo das participações do governo federal nas empresas estatais. A seção dos passivos aborda pontos como a evolução da dívida pública, o déficit atuarial do RPPS e as provisões para riscos fiscais.  

O relatório fala ainda sobre a deterioração da margem de suficiência para o cumprimento da regra de ouro e faz uma análise dos restos a pagar.  

Esta publicação soma-se, assim, a um conjunto de outros documentos recentemente divulgados pelo Tesouro que têm esse mesmo intuito de levar mais informações à sociedade, como os relatórios "Aspectos Fiscais do Relacionamento entre o Tesouro Nacional e as suas Participações Societárias" e "Aspectos Fiscais da Seguridade Social no Brasil", além do "Boletim de Finanças Públicas dos Entes Subnacionais – versão final de 2017".

 

COMPARTILHANDO CONHECIMENTO

Compartilhando Conhecimento Prêmio Tesouro Nacional Textos para Discussão Canal Educacional Calendário de Eventos Educacionais Calendário de Publicações