Importação e Exportação de Dados

PROCESSO BT
O processo BT consiste no envio ao Serpro de arquivos contendo documentos que serão processados no período noturno. É uma alternativa para os usuários que registram grande quantidade de documentos na modalidade online, ou seja, que geram documentos utilizando as transações OB, NL, NE, etc ...

Para o uso deste processo é necessário habilitação específica pelo cadastrador do órgão. Uma vez habilitado o usuário deve consultar o layout do arquivo a ser enviado ao Serpro utilizando a transação CONARQBT. Para cada documento há um layout especifico. Uma vez gerado o arquivo, conforme o layout, o mesmo deve receber um nome de acordo com as seguintes regras:

XXUUUUUU.AAV,

Onde XX = Código do documento
UUUUUU = Código da UG
AA = Ano
V = Versão, de 0 a 9 (identifica arquivos que possuem mesmo codigo de documento, mesmo codigo da ug e mesmo ano, enviado num mesmo dia).

O próximo passo é o envio do arquivo ao Serpro, que é feito utilizando-se o STA (Sistema de Transferência de Arquivos). Deve-se informar login (cpf) e senha do siafi, digitar o código de acesso, escolher transação UPLOAD e confirmar, selecionar o arquivo que se deseja enviar ao serpro e concluir o envio.

Feita a transferência, o usuário deve comandar o processamento do arquivo, se não comandar o arquivo não será processado. Para comandar o processamento utiliza-se a transação GERABT no SIAFI. O arquivo será então processado a noite e no dia útil seguinte pode ser consultado o resultado do processamento, pela transação CONPROCBT. O arquivo poderá ter sido recusado ou aceito, se aceito pode haver registros inconsistentes, que poderão ser corrigidos no modo online na própria transação CONPROCBT.


EXTRATOR DE DADOS
O Extrator de dados é uma ferramenta que permite obter os dados que fazem parte do SIAFI num arquivo magnético em formato texto. Para utilizá-lo o usuário deve estar habilitado no perfil EXTRATOR, perfil este que deve ser solicitado ao cadastrador do seu órgão. 
O usuário irá informar o nome do arquivo do qual deseja extrair os dados, os campos necessários e os critérios de seleção dos registros, uma vez executada a extração o usuário deve, preferencialmente, apontar para o destino Portal. O arquivo resultado poderá ser acessado pelo usuário via Sistema de Transferência de Arquivos - STA, no Portal SIAFI.