Nível de Satisfação - Objetivos

O SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal, implantado em 1987, apresenta-se como o principal instrumento de gestão dos recursos públicos da Administração Pública Federal, imprimindo-lhe segurança e confiabilidade. Devido a sua relevância é natural que o SIAFI seja alvo de demandas por contínuas melhorias, com efeitos positivos sobre a execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil do Governo Federal.

A "Pesquisa de Satisfação de Usuários SIAFI", iniciada em 1993, surgiu da necessidade que teve a STN em conhecer o grau de satisfação dos usuários no que tange, não somente ao funcionamento do próprio sistema, como em relação à qualidade do atendimento proporcionado pelas áreas responsáveis: GEREL/COSIS - Gerência de Relacionamento e Coordenação-Geral de Sistemas e Tecnologia da Informação, a CCONT - Coordenação-Geral de Contabilidade e o SERPRO - Serviço Federal de Processamento de Dados.

Promover a Pesquisa naquele momento imprimia um sentido inovador a STN/COSIS, inserindo-a num novo modelo de administração gerencial, tendência observada nas grandes organizações, que se origina nos trabalhos de Deming e Juran sobre o conceito de "Qualidade Total", fundamentado na idéia de "satisfação ao cliente".

A Pesquisa, aplicada anualmente, consiste de questionário "online" tornado disponível a todos os usuários SIAFI, que perfazem atualmente um conjunto de 45.050 operadores (ver demonstrativo I) e que se caracterizam pelo elevado grau de heterogeneidade. Tem tido papel importante em detectar problemas operacionais ou funcionais em transações e tabelas do SIAFI, levantando as necessidades dos usuários, analisando seus comentários, críticas e sugestões.

O desenvolvimento de novas funcionalidades e atualizações no SIAFI, observados continuamente, deve-se, em parte, às proposições e recomendações de usuários que responderam a Pesquisa. Ressalte-se que, em função do elevado número de comentários e sugestões, nem todos são atendidos de imediato e sim de acordo com as prioridades que lhes forem atribuídas pela equipe gestora do sistema.

Os demonstrativos que compõem este relatório comprovam que a Pesquisa, ao longo dos últimos 10 anos, se consolida como importante instrumento gerencial e de planejamento. Além disso, estabelece canal de contato com os usuários e mantém em registro as inúmeras sugestões de melhoria, que integram ou que possam vir a integrar o conjunto de demandas possíveis de serem atendidas e serve de instrumento para a realização de análises comparativas dos resultados ano a ano, em contínua busca por manter e aprimorar o excelente nível de qualidade do SIAFI, motivo de orgulho do Tesouro Nacional.