Quais são os custos do programa?

Os custos do Tesouro Direto se resumem aos impostos sobre os rendimentos e às taxas cobradas pela sua Instituição Financeira e pela BM&FBOVESPA, referentes aos serviços prestados.

Impostos

Os impostos cobrados sobre as operações realizadas no Tesouro Direto são os mesmos que incidem sobre as operações de renda fixa, como fundos de investimento e CDBs: o Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF), para resgates da aplicação em menos de 30 dias, e o Imposto de Renda (IR), com alíquota regressiva a depender da duração do investimento, da seguinte maneira:

i) 22,5% para aplicações com prazo de até 180 dias;

ii) 20% para aplicações com prazo de 181 dias até 360 dias;

iii) 17,5% para aplicações com prazo de 361 dias até 720 dias;

iv) 15% para aplicações com prazo acima de 720 dias.

Há incidência de impostos sobre os rendimentos financeiros auferidos na venda antecipada, no pagamento de cupom de juros (O IOF não incide sobre os cupons de juros; somente o IR) e no vencimento dos títulos.

Os dias para efeito de incidência de imposto de renda são contados a partir da data da compra. Portanto, com relação aos cupons de juros das Notas do Tesouro Nacional, serão aplicadas as alíquotas do Imposto de Renda previstas, com o prazo contado a partir da data de início da aplicação.

Clique aqui para mais informações sobre a tributação no Tesouro Direto. 

Taxas

São 2 as taxas cobradas no Tesouro Direto, sendo 1 pela sua Instituição Financeira e 1 pela BM&FBOVESPA, referente aos serviços prestados. Em geral elas são significativamente mais baixas que as cobradas em outros produtos de renda fixa oferecidos no mercado:

A) Taxa cobrada pela BM&FBOVESPA

Taxa de custódia de 0,25% a.a. sobre o valor dos títulos, referente aos serviços de guarda dos títulos e às informações e movimentações dos saldos: Esta taxa é provisionada diariamente a partir da liquidação da operação de compra (D+1).

B) Taxa cobrada pela Instituição Financeira

ranking com as taxas cobradas por cada instituição. Cabe ao investidor confirmá-las no momento da contratação.

A taxa pode ser uma cobrada anualmente, modalidade mais comum, ou por operação. Para esclarecimentos quanto ao pagamento dessa taxa, contate a Instituição financeira correspondente.

Clique aqui para mais informações sobre a cobrança de taxas no Tesouro Direto.