Importação e Exportação de Dados

Integrações SIAFI Operacional

PROCESSO BT
O processo BT consiste no envio ao Serpro de arquivos contendo documentos que serão processados no período noturno. É uma alternativa para os usuários que registram grande quantidade de documentos na modalidade online, ou seja, que geram documentos utilizando as transações OB, NL, NE, etc ...

Para o uso deste processo é necessário habilitação específica pelo cadastrador do órgão. Uma vez habilitado o usuário deve consultar o layout do arquivo a ser enviado ao Serpro utilizando a transação CONARQBT. Para cada documento há um layout especifico. Uma vez gerado o arquivo, conforme o layout, o mesmo deve receber um nome de acordo com as seguintes regras:

XXUUUUUU.AAV,

Onde XX = Código do documento
UUUUUU = Código da UG
AA = Ano
V = Versão, de 0 a 9 (identifica arquivos que possuem mesmo codigo de documento, mesmo codigo da ug e mesmo ano, enviado num mesmo dia).

O próximo passo é o envio do arquivo ao Serpro, que é feito utilizando-se o STA (Sistema de Transferência de Arquivos). Deve-se informar login (cpf) e senha do siafi, digitar o código de acesso, escolher transação UPLOAD e confirmar, selecionar o arquivo que se deseja enviar ao serpro e concluir o envio.

Feita a transferência, o usuário deve comandar o processamento do arquivo, se não comandar o arquivo não será processado. Para comandar o processamento utiliza-se a transação GERABT no SIAFI. O arquivo será então processado a noite e no dia útil seguinte pode ser consultado o resultado do processamento, pela transação CONPROCBT. O arquivo poderá ter sido recusado ou aceito, se aceito pode haver registros inconsistentes, que poderão ser corrigidos no modo online na própria transação CONPROCBT.

Roteiro para utilização


EXTRATOR DE DADOS
O Extrator de dados é uma ferramenta que permite obter os dados que fazem parte do SIAFI num arquivo magnético em formato texto. Para utilizá-lo o usuário deve estar habilitado no perfil EXTRATOR, perfil este que deve ser solicitado ao cadastrador do seu órgão. 
O usuário irá informar o nome do arquivo do qual deseja extrair os dados, os campos necessários e os critérios de seleção dos registros, uma vez executada a extração o usuário deve, preferencialmente, apontar para o destino Portal. O arquivo resultado poderá ser acessado pelo usuário via Sistema de Transferência de Arquivos - STA, no Portal SIAFI.

 

API- Application Programming Interface

 

O termo API - Application Programming Interface se refere a um conjunto de rotinas e padrões de programação para acesso a um aplicativo de software ou plataforma baseado na Web. A integração via API permite que um sistema externo envie ou consulte dados do SIAFI através da troca de mensagens.

 

Ao contrário da Integração via Arquivos Batch, este meio de integração tem reflexos imediatos no SIAFI, ou seja, qualquer requisição feita será processada e uma resposta será enviada ao sistema cliente no mesmo momento. Outra característica é que este meio de integração está disponível apenas durante o mesmo período no qual o próprio sistema está acessível ao usuário.

 

A natureza síncrona desta forma de integração a torna mais apropriada para sistemas que necessitem de uma comunicação interativa com o SIAFI. Por outro lado, implica também na impossibilidade de processar um volume muito grande de dados de uma única vez.

 

Esse tipo de integração está disponível para os documentos NE-Nota de Empenho e NC-Nota de crédito. Para os demais documentos serão desenvolvidos posteriormente.

 

Para viabilizar a integração de sistemas externos ao SIAFI OPERACIONAL, os responsáveis pelos sistemas externos deverão fazer um acordo comercial com o Serpro, pois o serviço é remunerado.

 

Segue o contato do Serpro:
Andersson Sousa
SERPRO/SUNAF/AFSAN
andersson.sousa@serpro.gov.br
(061)2021-7923

AcessaTG

 

Através desse serviço o sistema externo pode obter acesso direto a base de dados do Tesouro Gerencial (TG) por meio do aplicativo JDV. Esse serviço é remunerado e provido pelo Serpro. 

O contato é o mesmo do item API.

 

Integrações SIAFI Web