Aumentar fonte:

II Seminário do Sistema de Custos do Governo Federal: Análise e Avaliação das Informações de Custos

Foi realizado nos dias 24 e 25 de outubro de 2011 na Escola Superior de Administração Fazendária (ESAF), em Brasília, o II Seminário do Sistema de Custos do Governo Federal: Análise e Avaliação das Informações de Custos.

O evento foi realizado pela Secretaria do Tesouro Nacional – STN em parceria com o Conselho Federal de Contabilidade - CFC, Embaixada Britânica e Escola Superior de Administração Fazendária e contou com mais de 300 participantes.

O objetivo geral foi discutir a estratégia de análise, validação e uso de informação de custos no governo federal, bem como propor agenda de trabalho de continuidade para a melhoria da geração e uso da informação de custos no setor público. 

Estiveram presentes diversas autoridades, como o Secretário do Tesouro Nacional, Arno Hugo Augustin Filho, a Secretária de Orçamento Federal, Célia Corrêa, a Secretária de Política de Investimento, Maria Lúcia Falcón de Oliveira, Marcelo Barros, pelo Tribunal de Contas da União, Renilda Moura, Diretora de Auditoria da Área Econômica da Controladoria-Geral da União, Diretor-Geral da ESAF, Alexandre Ribeiro da Motta e autoridades acadêmicas, como os Drs. Nelson Machado, Lino Martins e Vitor Holanda.

Na Plenária foi assinada, pelo Secretário do Tesouro Nacional Sr. Arno Hugo Augustin Filho, a Portaria 716 que estabelece as competências aos órgãos Central e Setoriais do Sistema de Custos, bem como a apresentação de link de acesso as informações de custos do Governo Federal e acesso ao SIC. 

O Seminário foi marcado ainda por uma homenagem póstuma ao professor José Francisco Ribeiro Filho grande idealizador das conceituações que tratam a temática de custos no setor público. Atuou como palestrante e esteve sempre presente aos eventos que norteavam a referida temática, destacando a importância da transparência e eficiência na aplicação dos gastos públicos. Foi entregue, pelo Vice-Presidente do CFC, placa ao filho do Professor Francisco, como era conhecido.

Realizou-se, ainda, mesa redonda, com discussão relevante ao tema apresentado. Por fim, foi entregue uma placa em homenagem ao Dr. Nelson Machado, Ex-Secretário-Executivo do Ministério da Fazenda e grande mentor do SIC.

Apresentações 24 de outubro de 2011

Apresentações 25 de outubro de 2011