Aumentar fonte:

IV Encontro de Gestão de Custos do Setor Público

No dia 24 de novembro aconteceu, na Escola de Administração Fazendária - ESAF, o IV Encontro de Gestão de Custos do Setor Público promovido pela Coordenação de Informação de Custos - COINC/SUCON, com apoio do Conselho Federal de Contabilidade-CFC. O Encontro reuniu cerca de 150 pessoas e foi transmitido, simultaneamente, via Internet. A Subsecretária de Contabilidade Pública da União, Gildenora Milhomem, abriu o evento ao lado do Diretor-Geral Adjunto da ESAF, Ricardo Gouveia, dentre autoridades do Ministério da Fazenda, o Assessor Especial de Controle Interno, Francisco Eduardo de Holanda Bessa; da STN, o Diretor de Riscos, Controle e Conformidade, Claudenir Brito Pereira, da SOF, o Coordenador-Geral de Acompanhamento e Avaliação de Programações Estratégicas, Márcio Luiz de Albuquerque Oliveira e, da CGU , o Diretor de Auditoria da Área Econômica, Guilherme Mascarenhas.

Os temas apresentados no evento abrangiam a importância da implantação do Sistema de Custos do Governo Federal. O primeiro painel tratou do Modelo de Governança para Unidades Administrativas pelo uso do Sistema de Informação de Custos-SIC e contou com a coordenação da Subsecretária Gildenora Milhomem, da Coordenadora de Informação de Custos, Rosilene Oliveira de Souza e do Auditor Federal de Finanças e Controle, Giuliano Passos Cardoso.

Na sequência foi realizada a palestra  proferida pelo Sr. Hugo Rodrigues que contextualizou o Sistema SIORG, componente da base do SIC e a sua importância quanto à forma de entrada de dados. Em seguida foram apresentadas as evoluções do SIC pelo Auditor Federal de Finanças e Controle, Ramon de Sousa Santos, fundamentais ao sucesso do Modelo de Governança. O Demonstrativo de Gerenciamento de Custos foi tema da apresentação do Comando da Aeronáutica ministrada pelo Tenente Coronel Intendente Giovanni Magliano Júnior que destacou a importância e o uso do Relatório no âmbito do comando.

O painel seguinte tratou da Prestação de Contas da Presidência da República – PCPR para o exercício de 2016 e foi coordenado  por  Alexandre de Sales Lima, Coordenador-geral de Contas do Governo da CGU, e contou  com a apresentação da Auditora Federal de Controle Externo, da Secretaria de Macroavaliação Governamental do TCU, Patrícia Garone Figueira Falcão e pelo Gerente de Informação de Custos da Secretaria do Tesouro Nacional, Éder Sousa Vogado.

Ao final, foi composta uma mesa redonda com a participação de palestrantes para debate dos temas apresentados.

 

Confira abaixo as apresentações exibidas no IV Encontro de Gestão de Custos do Setor Público

Custos: Instrumento de Governança

 - Evoluções do Sistema de Informações de Custos

- Demonstrativo Gerencial de Custos - COMAER

Relatório de Custos – PCPR 2016 - STN

- Relatório de Custos - PCPR 2016 - TCU

 

Para acessar a programação do IV Encontro de Gestão de Custos do Setor Público clique aqui

Fonte: Gabinete da COINC/SUCON/STN