Aumentar fonte:

V Congresso Internacional de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público

A 5ª edição do evento foi realizada nos dias 07, 08 e 09 de outubro de 2015, no Auditório da ESAF em Brasília-DF, com o objetivo de dar continuidade ao debate sobre as experiências de implantação e disseminação das boas práticas de gestão de custos e qualidade do gasto no setor público. O evento integra a agenda de cooperação que vem sendo desenvolvida no âmbito governamental, acadêmico e do terceiro setor voltada para a melhoria da eficiência e qualidade do gasto público.

O V Congresso Internacional de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público sistematizou e ampliou as discussões iniciadas nos eventos anteriormente realizados - consolidando a metodologia testada e aprovada por ocasião do I, II, III e IV Congresso Internacional de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público, realizados em 2010, 2012, 2013 e 2014, respectivamente.

O congresso deu sequência à discussão sobre mensuração de custos, potencialidades, dificuldades e possibilidades de uso da informação e adequação de sistemas para gerar a informação de custos na administração pública, destacando sua importância para a melhoria da qualidade do gasto no setor público. O evento contou com o lançamento do livro Avaliação da Qualidade do Gasto Público e Mensuração da Eficiência. A publicação combina a experiência na execução da política fiscal, a pesquisa acadêmica sobre qualidade do gasto público e a experiência internacional, de forma a fornecer ao leitor uma visão ampla sobre como medir a qualidade e a eficiência do gasto público. As teorias e técnicas apresentadas cobrem as visões e linhas de pensamento das principais universidades do Brasil, dentre elas a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade de Brasília (UnB) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP), além da experiência internacional do Banco Mundial.

O V Congresso CQ buscou, além disso, incentivar a produção e a pesquisa científica sobre o tema através do Prêmio Chico Ribeiro de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público (que premiará relatos de experiências de implantação de informação de custos e artigos científicos relacionados à temática). O Prêmio é dividido em três (3) categorias de participação: estudantes de graduação, profissionais e relatos de experiências. Os trabalhos submetidos devem atender à um dos cinco (5) temas que norteiam a premiação: "informação de custos no setor público para avaliar resultado e desempenho"; "experiências de implantação de custos (casos práticos de aplicação)"; "abordagem tecnológica (TI)"; "qualidade do gasto no setor público" e "tópicos conceituais e contemporâneos de contabilidade aplicados ao setor público".

A programação do V Congresso CQ incluiu palestras e painéis que têm por finalidade difundir a cultura de gestão de custos no Setor Público, em especial mediante uso do Sistema de Informações de Custos (SIC), gerenciado pelo Tesouro Nacional. Além da comunidade acadêmica e da sociedade civil, participarão do evento representantes dos órgãos setoriais de custos da União e demais usuários do SIC.

O evento foi transmitido ao vivo com o apoio do SERPRO (via webstreaming) através da Rede CQ, que conta com Núcleos Multiplicadores em todas as regiões do Brasil, dentre entidades e órgãos da administração pública federal, estadual e municipal.

 

Data do evento: 7, 8 e 9 de outubro de 2015

Site: http://www.congressocq.net/

Material:

Apresentações do 1º dia

Apresentações do 2º dia

Apresentações do 3º dia